Cesta
O que é Faiança

A faiança é uma forma de cerâmica branca, que possui uma massa menos rica em caulim do que a porcelana, e é associada a argilas mais plásticas. São massas porosas de coloração branca ou marfim, e precisam de posterior vitrificação.

Uma classificação usual da cerâmica branca baseia-se no teor em peso da água absorvida pelo corpo cerâmico: a faiança é um dos tipos mais porosos, apresentando absorção geralmente superior a 3%.

As peças de faiança são fabricadas a temperaturas inferiores a 1.250°C e caracterizam-se pela menor resistência do que as porcelanas. Seus produtos incluem aparelhos de jantar, aparelhos de chá, xícaras e canecas, peças decorativas, etc.

Faiança no Brasil

No Brasil, a indústria de louça de faiança fina teve seu maior desenvolvimento no início do século XX, sendo que seu declínio se inicia na década de 1940, quando a produção de porcelana se acelera e dissemina pelo País. Com a maior oferta de louça de porcelana, mais resistente e durável, e de acabamento mais fino e mais branco, a louça de faiança foi gradualmente sendo preterida, o que levou ao fim de várias das fábricas pioneiras de louça no Brasil. Atualmente, há dificuldade em efetuar pesquisas por meios eletrônicos para obter informações sobre coleções de faiança brasileira em museus do Brasil.

Em Salvador, Bahia, o antropólogo Luiz Mott possui uma notável coleção particular de faiança brasileira, da marca Weiss. As peças foram produzidas ao longo de 54 anos em São José dos Campos, SP, até 1995, quando a fábrica dessa empresa fechou suas portas definitivamente, resultado de pressões competitivas por parte do mercado internacional.

Da Wikipédia.

Leia +:

  História da porcelana
  O que é Faiança


 


Viva Arte Ateliê de Pintura e Presentes
Rua Guilherme Scheeffer, 34 - Blumenau, SC - Brasil
Tel. 47-3035-3927 - Email contato@atelievivaarte.com.br

Melhor visualizado em 1024 x 768 - Ajuste seu monitor - Atualize seu navegador
Desenvolvimento de sites em Santa Catarina: CMM Interativa